segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Trabalho de Artes - Parte I

Postado por Miss C. às 15:19

JORNAL HORA DA ARTE

Por Yara Martin, Tainara Pinto, Ingrid Piza e João Vitor dos Santos.

_

Arte Egípcia

Arte na Antiguidade
Do quarto ao primeiro milênio antes de Cristo, no Egito, a arte deixa de ser pré-histórica. Com o surgimento da escrita, a sofisticação das técnicas de construção (pirâmides de Miquerinos, Quéfren e Quéops, no terceiro milênio a.C.) e o desenvolvimento da simetria, a arte ganha princípios rigorosos de ordenação e acabamento. Por volta de 2.600 a.C., por exemplo, já se domina a técnica da escultura, capaz de modelar a Cabeça de um príncipe que se vê no Museu Egípcio do Cairo.
No curso desses três milênios, a arte egípcia foi se tornando mais realista, chegando à maestria comprovada em Rainha Nefertiti - ver foto ao lado - (1.360 a.C.?), busto da esposa do imperador Aquenatón.
_
Arte Naif
http://1.bp.blogspot.com/_od94ieevh_Y/R-gpIx8rvJI/AAAAAAAAA10/TOPx8C0c20A/s400/naif.0000.jpg
A arte naif é uma criação artística instintiva e espontânea realizada por pintores autodidatas que sentem uma impulsão vital de contar suas experiências de vida.
Podemos dizer que desde o início dos tempos, quando o homem sentiu a necessidade de criar algo com o único intuito de se deleitar, surgiu a arte naif; assim sendo, ela encontra-se presente ao longo da história da humanidade, pelas mãos de indivíduos que, alheios aos movimentos artísticos, sociais e culturais de sua época, criam unicamente movidos por suas emoções.
A denominação “Arte naif” (aplicada para designar um certo grupo de pintores) como utilizamos atualmente, surgiu no fim do século XIX, com a aparição do pintor francês Henri Rousseau no “Salão dos Independentes”, em Paris.
Atualmente podemos dizer que o Brasil é um dos grandes representantes da arte naif mundial.
Por ser um país de imensos contrastes, com uma cultura resultante do amálgama de inúmeras outras (a africana, a européia e a indígena), ele é um canteiro fértil para o surgimento e desenvolvimento dessa forma de expressão artística.
Apesar desse imenso potencial, somente na década de 50, o Brasil começou a dar atenção a esse grupo de artistas, com as primeiras exposições de Heitor dos Prazeres, Cardosinho, Silvia de Leon Chalreo e José Antonio da Silva.
Depois desse início, as décadas de 60 e 70, vão conhecer uma verdadeira explosão de pintores naifs brasileiros, tais como: Ivonaldo, Isabel de Jesus, Gerson Alves de Souza, Elza O .S., Crisaldo de Moraes, José Sabóia e muitos outros que juntamente com seus predecessores, estão presentes em nosso acervo.
A arte naif é simples, pura, autêntica e não exige prévios conhecimentos intelectuais e artísticos para ser compreendida, chega direto ao nosso coração e toca nossa alma sem subterfúgios, somente ultrapassando o filtro de nossas emoções.
A Galeria Jacques Ardies convida-o a se deixar contagiar por esse mundo de luzes, cores e alegria oferecido por seus artistas.
_
Arte Rupestre
http://www.brasilescola.com/upload/e/Arte%20Rupestre%20-%20BRASIL%20ESCOLA.jpg
A arte rupestre é o modo que os homens das cavernas utilizavam para se comunicarem e expressarem os sentimentos, esses desenhos eram criados em vários locais como abrigos, paredes, tetos e superfícies rochosas, e é a arte mais antiga, pois algumas gravuras foram datadas a mais de 40 mil a.C. que era do período Paleolítico Superior.
E na época do homem pré-histórico onde a arte rupestre era o modo de expressão, as ferramentas que o povo utilizava na época eram feitas de vários materiais como pedras, ossos dos animais que eram caçados e até mesmo alguns tipos de metais. Fora que já faziam vários artesanatos em cerâmicas, arma de caça e utensílios domésticos todos feitos com os materiais da época.
As artes que eram feitas pelos homens pré-históricos retratavam bem como viviam esse povo antigo, e muitas gravuras recebiam vida logo que eles caçavam o seu alimento, sendo então a inspiração da arte rupestre. E uma das artes mais conhecidas no mundo é o famoso bisonte que está localizado na caverna de Altamira na Espanha, o desenho impressiona pelo seu tamanho e técnica de pintura utilizada, que foi o efeito claro-escuro.





0 comentários:

Postar um comentário

 

Garota Encantada Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos